terça-feira, 6 de julho de 2010

FOTOS


FOTOS DA PALESTRA AMBIENTAL E EDUCATIVA
A NATUREZA PEDE SOCORRO!
EEMABi (Eu Em Meu Amigo Bicho)




Répteis * Animais Peçonhentos
          As serpentes são animais que poucas pessoas conhecem e por esse motivo são desprezadas. A palestra teve por objetivo divulgar que todos os animais merecem respeito principalmente aqueles que as pessoas repudiam. São animais caçados, açoitados, humilhados, expostos a tortura e mortos, por quê? Por motivos culturais, religiosos, ganância, falta de conhecimento e medo de sua pele gelada e do veneno que a maioria não tem. Mal sabemos o mau que fazemos a esses animais por não deixá-los viver e em liberdade. Acusamos esses animais de serem mortais, sendo que o bote ou a mordida são para caça e defesa, esse comportamento é a natureza do animal e isso não podemos mudar, então, não temos piedade e não damos conta que mesmo os peçonhentos são bons para nós humanos, e por sermos tão diferentes perdemos a oportunidade de apenas olhar e poder ainda guardar na memória tão linda imagem de uma serpente livre ou nos braços de uma pessoa. Uma vez retirado da natureza dificilmente poderá voltar, cabendo aos humanos a obrigação de dar-lhe uma vida saudável, e a eles restam a lembrança dos lugares de onde vieram. Diante de tudo isso, perdemos muito por não os visitar no mundo em que nasceram... Só precisamos de uma coisa, aprender viver em harmonia, pense nisso!
Maura Watan - Presidente do IMBIO

*AS FOTOS POSTADAS ABAIXO ESTÃO SENDO VISUALIZADAS APÓS UM RELATÓRIO AVALIATIVO E EDUCATIVO APLICADO PELA COORDENADORA DO COLÉGIO E AVALIADO PELOS PROFESSORES DE CADA SÉRIE.*
(Rosimara A. O. S. Ferreira - MARA)

"Olhe para a janela de sua vida e perceba o pássaro encantado na sua história. Escute o que ele canta, mas não caia na tentação de querê-lo o tempo todo só pra você. Ele só é encantado porque você não o possui." Padre Fábio de Melo

ANIMAIS PEÇONHENTOS

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações." (Constituição Federal, Art. 225)

          Acredito que, no Brasil de hoje, somente poucos fazem o trabalho de educação ambiental com o assunto “Fauna Silvestre”, utilizando como representante dos animais, entre tantos, as serpentes. Esse trabalho vem causando grande impacto em nossa região, visto que esses animais são repudiados, devido ao preconceito e desconhecimento sobre sua biologia. É claro que, tem-se o cuidado de mostrar os dois lados sobre o comportamento das serpentes, tanto as que não são peçonhentas como as peçonhentas. E o mais importante é deixar bem explicado que lugar de animal silvestre é na natureza, e que não devemos interagir com os animais que estão na mata. Já os que estão nas cidades é nossa obrigação cuidar, em todos os sentidos, pois, animais que vivem em nossos lares podem transmitir doenças além de causar acidentes.
Assuntos abordados

- Introdução e classificação de serpentes;

- reprodução de serpentes;

- Ecologia de Serpentes;

- Epidemiologia dos acidentes ofídicos;

- Legislação - (criação e manejo);

- mitos.

          Todo o trabalho com serpentes envolve muita curiosidade, por isso o assunto Mitos é o mais instigante, e os seguintes temas abaixo foram discutidos:
As serpentes:

• Engole boi;

- Não, pode engolir um bezerro, mas boi não.

• Toma leite;

- Não, serpentes são répteis e quem toma leite são os mamíferos. Lembrando também que as serpentes não tem musculatura de sucção na face para tomar leite.

• Hipnotiza as mães para beber o leite;

- Não, primeiro porque as serpentes não têm boa visão e depois porque são répteis e não mamíferos. Vale lembrar que as pessoas ficam paradas como se estivessem hipnotizadas por medo, e não porque as serpentes têm esse poder.

• Corre atrás;

- Não, serpentes não correm, serpenteiam (por isso o nome serpentes). E elas não vão atrás de ninguém, se por ventura ela estiver se rastejando rapidamente para alguma direção é porque está fugindo de alguma coisa.

• É vingativa e fica esperando a pessoa voltar para picá-la;

- Não, normalmente como é o caso da cascavel, ela fica vários dias no mesmo lugar e na mesma posição. E esse comportamento não é porque o animal é vingativo e nem está esperando alguém. É um animal que tem esse comportamento de inatividade.

• Encantadores de serpentes.

- Não existem encantadores de serpentes, porque as serpentes são surdas, e não fica encantada com o som da flauta. O que acontece é que dentro da flauta tem um roedor e a serpente vai à direção do alimento e não do som.

           Finalizando a palestra os professores e alunos têm a possibilidade de tocar serpentes e lagartos, que são pets. Assim eles diferenciam a textura da pele, temperatura, umidade. E ainda perceber que quando o animal é criado com carinho se torna dócil podendo assim todos viver em harmonia.
Bióloga
Maura Watan
Presidente do IMBIO
Mais Fotos...

Bióloga e Presidente do IMBio Maura e coordenadora do Colégio de Cachoeira Paulista





















Coordenadora do Colégio


Bióloga e Presidente do IMBio Maura Watan e alunos do Colégio



















Bióloga e Presidente do IMBio Maura Watan e alunos do Colégio 









Professora



Bióloga e Presidente do IMBio Maura Watan e alunos do Colégio



















Professor  de Educação Física Willian
Professora de Ciências e Química - Marceli

Aluna do Colégio Ana Elisa Aosf
Bióloga e Presidente do IMBio Maura Watan e aluno Lucas José Aosf
Aluna do Colégio

Aluno do Colégio - 2ºano Marcos Vinícius Aosf- Protetor Ambiental Mirim