Nossa diretoria

Maura Watan
Presidente do IMBio
estilo: natural
animais: gosto de animais de estimação
cidade natal: Lorena
livros: QUANDO OS ELEFANTES CHORAM - Jeffrey Moussaieff Masson e Susan McCarthy
cidade: Lorena - São Paulo
CEP: 12600 00 - Brasil
ATENÇÃO:
TODAS AS IMAGENS DESTE BLOG ESTÃO PROTEJIDOS PELA LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das nossas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.

**********************************************************************************
Um questionamento que sempre faço é que quando se fala em meio ambiente, os problemas apontados geralmente estão além das capacidades individuais. "Como uma pessoa em São Paulo, pode impedir a destruição das barreiras de corais? Como uma pessoa que mora no Rio Grande do Sul pode impedir o desmatamento na Amazônia? E as calotas polares? O que uma pessoa pode fazer para impedir o seu derretimento??" Já passou da hora de parar para pensar nisso e começar a agir, também. O que você faz para melhorar a situação ambiental?
**********************************************************************************
¨DICAS¨
Eu faço:
1. Economia de energia elétrica e de água: Algumas casas parecem uma árvore de natal, cheia de leds (aquelas lâmpadinhas de stand-by) acesos. Para quê? A conta é fácil: se há luz ou dissipa calor, há consumo de energia. E geralmente é inútil. Preciso falar da água? 20l de água para escovar os dentes com a torneira aberta? Ensaboar os cabelos com o chuveiro ligado? Você precisa mesmo disso? Economizar água e energia elétrica é fundamental para a diminuição da demanda e pela preservação do meio ambiente, além de ser bom para o seu bolso!

2. Caminho, pego/dou carona, uso o transporte público: Eu procuro fazer tudo que é possível próximo de casa. Academia, mercado, compras. Quanto mais eu caminhar, menos combustível utilizarei, melhor – inclusive para o meu bolso. A única coisa que impossível para mim é não lavar o canil. Inteligência para saber economizar a água é fundamental – não fico aguando o piso.
3. Evito o consumo de produtos industrializados ou que venham de muito longe: É, pois é. Se você come um pacote de bolacha por dia, você joga uma embalagem por dia. Se você come um pacote de bolacha por mês, é uma por mês. Entendeu a conta? Consumir produtos naturais e que venham de localidades próximas à sua cidade também diminui a demanda por transporte (que no Brasil é feito basicamente por caminhões) e é muito mais saudável, certo?
4. Bonus track: Fujo das embalagens!!! Você já parou para pensar quantas sacolinhas/saquinhos plásticos vão parar no lixo por sua causa em um ano? Em dez anos? Em toda a sua vida? Pode ser difícil solucionar o problema dos absorventes higiênicos (solução há) e das fraldas descartáveis (sempre há as de pano), então que tal economizar no que é possível? Coloque as batatas, as cenouras e as cebolas na mesma sacolinha. Leve sua sacola de feira ao mercado. Não compre nada que venha em embalagem de isopor. Nada de acumular lixo por aí. O meio ambiente e o seu futuro agradecem!
Agora é sua vez.
Quais suas três dicas para melhorar o nosso mundo?
Uma pessoa pode fazer algumas coisas mas unida com outras podem fazer muitas coisas, por isso o IMBIO está aqui.. para te ajudar no que vc não pode fazer sozinho...
Maura Watan
Presidente do IMBIO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário