EEMABi

  

EEMABI – Eu Em Meu Amigo Bicho

ORGANIZAÇÃO DO PROJETO, ROTEIRO, AUTORIA E CRIAÇÃO DA LOGOMARCA:
Rosimara  A. O. S F.
RESPONSÁVEL PELA CORDENAÇÃO DO PROJETO APOIO/AUTORIA  e PARCEIRA PARA CONTINUIDADE DO PROJETO:
Maura Watan
PARCEIROS:
Artes Mara Design
CETAS
IBAMA
IMBio – Instituto de manejo da Biodiversidade
DIVULGAÇÃO na mídia:
EVENTO E EXPOSIÇÃO
RÁDIO E TV APARECIDA

Relatório do Projeto EEMABI por MaraAosf

A necessidade de fazer um projeto que ampliasse o conhecimento infantil sobre animais em cativeiro partiu de um questionamento e pesquisa feita, onde a criança participasse diretamente com os animais, um contato maior, sentindo na pele através do colocar-se no lugar deles através de dados concretos apresentados pelos responsáveis ao cuidado dos mesmos. Apresentado por um adulto, mas trabalhado por uma criança.
Para o andamento e realização coloquei em aberto uma parceria ao Colégio Criar e Crescer representado pela coordenadora pedagógica Márcia Maria B., a que tenho carinho e respeito com tal profissionalismo, que aceitou a parceria e desenvolveu o projeto educacional junto aos dados e materiais que apresentados no local de tratamento dos animais.
No local de tratamento dos animais, IMBio (INSTITUTO DE MANEJO DA Biodiversidade), como responsável bióloga Maura Watan– Presidente do IMBIO; CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), como responsável biólogo Daniel Porto de Nogueira – Analista Ambiental do IBAMA/Lorena, fui recebida com muito carinho e profissionalismo, onde pude colher materiais preciosos para o andamento do projeto.
No momento em que olhamos para um animal em cativeiro de qualquer espécie, podemos olhar, falar, reagir, e às vezes até tocar, a pergunta é: Podemos sentir o que este animal sente?
Falamos todos os dias sobre animais extintos, cuidado dos animais e muitos outros assuntos relacionados à Biodiversidade.
Para sabermos o que realmente acontece com o animal preso ou capturado, precisamos ter a mesma experiência que ele está vivendo. Mas, nenhum ser humano consegue viver por muito tempo preso sem sofrer alguma seqüela.
A liberdade faz o ser humano ter atitudes livres. Se as atitudes de um ser humano passam a desrespeitar o grupo que pertence, a comunidade em que vive e comete um crime, é preso por tempo determinado pela justiça de mesma espécie com dia, ano e hora para soltura. Além do livre arbítrio para a escolha de seu próprio caminho. E o animal? Que crime tão grave é esse que é retirado de seu habitat e de sua comunidade, por uma espécie covarde que demonstra vantagem na força, no tamanho, capricho, ambição, ou até mesmo por competição.
O bicho homem assusta mais do que podem imaginar, perante os animais. Que maneira nós podemos tocar um coração? Abraçar uma causa, viver o momento e a situação de um animal em cativeiro.
Com relação a estes dados e perguntas, escolhi uma maneira bem simples de entendimento fácil, quanto ao sentimento do ser humano e do animal. Já que somos chamados de bicho homem e às vezes temos comportamentos “parecidos”, a proposta é; trabalhar a educação e o sentimento. Fechar os olhos e se projetar dentro do olhar; reação e movimento de apenas um animal escolhido por um indivíduo. Um só basta para tentar sentir a seqüela sofrida por um animal em cativeiro. Uma educação ambiental mais próxima.
Não precisa nem estar em situação real, ficar preso para saber o que pode acontecer. Afinal, para que serve nossa imaginação? Para que serve a educação?
Ao contrário dos animais que reagem por instinto, neste projeto a experiência de estar em contato e ficar por trás de uma grade junto não vendo aquele vôo livre, foi extremamente doloroso. Comportamento cabisbaixo, e os mais diversos comportamentos. Senti que também posso fazer algo para mudança. Portanto, a maior criatura, a mais bela, a mais inocente e pura capaz de poder se colocar diante de uma imagem que seja, e poder sentir e imaginar toda a história, olhar a cena mostrada destes animais, só pode ser você criança.

Você sim, aquela criatura que vive cada momento, vive a

Liberdade, inocência,

Corre e pensa voar como passarinho,

Grita sem se preocupar com o incomodado,

Pula como macaquinho, Canta como sabiá,

Estica-se em qualquer lugar para se espreguiçar,

Às vezes arisca como o esquilo, ou lenta como a tartaruga,

Nunca se cansa de imaginar,

Sábia como uma coruja, e não se cansa de perguntar,

“Porque prendem o bichinho, ali ele não quer ficar”.

Até poema se torna a escolha de uma criança para tentar imaginar o sentimento do animal escolhido por ela mesmo. Adotado pelo sentimento, olhar, identificações diversas entre si. E, onde fica o adulto nesta situação? Aquele que ainda tiver dentro de si o tão admirado e procurado “lado criança,” poderá viver a experiência que fiz durante todo esse tempo do projeto.
Por apenas alguns minutos feche os olhos e tente trocar de lugar com apenas um dos animais que passam por esse crime cometido por nós mesmos. A escolha do tema para a confecção dos materiais é tomada por base à experiência e sentimento de uma criança. Eu me coloquei diante deste tema.

Faça esta escolha, viva esta experiência:

“Eu em meu amigo bicho.”

Descrição e Agradecimento;
SUGESTÃO  DE MATERIAL PARA DIVULGAÇÃO: LIVRO EEMABi
Este livro é apenas uma amostra do que pode ser feito para tratar desde assunto com simplicidade, sentimento e coragem.
Fica em aberto sugestões para que seja feito à mudança através deste projeto em relação à amostra do livro.
E quem melhor do que nossas crianças para começar ou continuar a luta pela natureza.
A descoberta de figuras ilustres na nossa história, na luta pela mudança do comportamento do mundo está em observar o interesse, comportamento e dedicação de uma criança.
Ao mundo mais um alerta.
A vocês crianças, e alunos de todos os colégios;
Não deixar a oportunidade do falar, do agir, da cobrança deste tema abordado, para que não saia de seus corações o sentimento de amor que devemos ter com tudo que Deus nos presenteou.
Aos professores está à frente, nossa solução. Não deixe passar essa oportunidade. Essas crianças futuramente podem comandar este país, estar à frente da ciência, medicina, educação, etc.
Ao Parceiros;
Continuar investindo no amor que os alunos tiveram em relação ao tema proposto como já estão fazendo.
Às instituições IMBio representada pela presidente desta Unidade, bióloga Maura Silva de Oliveira Watanabe, e IBAMA, representada pelo Analista Ambiental e biólogo desta Unidade, Daniel Porto de Nogueira, fica o meu imenso carinho e agradecimento pela oportunidade e permissão para estar em contato com os muitos animais que sofrem por nossas atitudes.
Obrigada!

ORGANIZAÇÃO DO PROJETO E CRIAÇÃO DA LOGOMARCA:
Rosimara A.O.S.F.

RESPONSÁVEL PELA CORDENAÇÃO DO PROJETO:
Maura Watan
Colaboradores de Apoio na confecção dos materiais usados no projeto:
Albany _ João Rafael - impressão dos banners
Matos Digital _ revelações das fotos dos animais




IMAGINAÇÃO E SENTIMENTO DE UMA CRIANÇA ABRAÇANDO A CAUSA

"ANIMAIS SÃO SERES TÃO ESPECIAIS QUE AJUDAM NA RECUPERAÇÃO DE UMA CRIANÇA - MaRCOS VINÍCIUS VOLTA A SORRIR"
ARARA
autor: AE
          Eu sou a Arara. Sou uma espécie muito rara, por esse motivo sou muito caçada. Muitas pessoas me caçam para me vender ilegalmente por preços absurdos, e quem me compra são as pessoas de classe muito alta. Meu custo é muito alto. De que adianta esse tal de valor alto, se não tenho escolha? Vivo presa, pois eu não conheço a floresta, o lugar onde eu morava. Eu tinha uma dona que me criava, dava carinho, me alimentava, etc. Mas mesmo com tudo isso eu não queria ficar com ela, eu queria é voltar para a floresta onde eu morava. Muitas vezes eu fico pensando; “ qual a vantagem de ter um dono, sabendo que você será preso.” Sinto dor, saudades e muitas outras coisas que vocês podem imaginar de sentimento. Sinto falta de espaço e principalmente a falta do verde da floresta. Aqui no IBAMA onde tratam muito bem de mim em um local grande com espaço, as não posso sair de lá. Só agora que eu entendi porque o IBAMA nunca me solta, e aposto que vocês também devem estar se perguntando, não é mesmo?! Eu vou dizer por que eles me mantêm presa: pois se me soltarem eu poderei ser capturada novamente, posso até mesmo morrer se me soltarem na floresta. Não saberei mais me alimentar sozinha, voar, fugir, etc. Que triste viver assim, queria mesmo é ser livre como meus amiguinhos que há muito tempo não vejo. Espero poder contar com a ajuda de vocês para este alerta.
          Não mantenha um animalzinho em cativeiro. Por apenas alguns minutos feche os olhos e tente trocar de lugar com apenas um dos animais que passam por esse crime cometido por nós mesmos. A escolha do tema para a confecção dos materiais é tomada por base à experiência e sentimento de uma criança. Eu me coloquei diante deste tema. Faça esta escolha, viva esta experiência: “Eu em meu amigo bicho."
          Até poema se torna a escolha de uma criança para tentar imaginar o sentimento do animal escolhido por ela mesmo. Adotado pelo sentimento, olhar, identificações diversas entre si. E, onde fica o adulto nesta situação? Aquele que ainda tiver dentro de si próprio o tão admirado e procurado “lado criança,” poderá viver a experiência. Por apenas alguns minutos feche os olhos e tente trocar de lugar com apenas um dos animais que passam por esse crime cometido por nós mesmos. A escolha do tema para a confecção dos materiais é tomada por base à experiência e sentimento de uma criança. Eu me coloquei diante deste tema. (UMA DAS HISTÓRIAS DO LIVRO FEITO PELAS CRIANÇAS - ANA ELISA)
Faça esta escolha, viva esta experiência:
“Eu em meu amigo bicho.” EEMABi
"Olhe para a janela de sua vida e perceba o pássaro encantado na sua história. Escute o que ele canta, mas não caia na tentação de querê-lo o tempo todo só pra você. Ele só é encantado porque você não o possui." (PADRE FÁBIO DE MELO)




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