Prof. Responsável- Rosana dos Santos – Ciências.
"Cada vez que pensamos que o problema não é nosso, essa atitude é o problema."
Stephen R. Covey
Este projeto consiste em uma atividade de sensibilização quanto às relações ambientais, baseado justamente no entendimento de que os processos de educação ambiental devem ser gradativos e contínuos, por seu caráter essencial à qualidade de vida.
Conforme a lei nrº 9795, de 27 de abril de 1999, “...Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o individuo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem como de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade...”, ainda:
“...São princípios básicos da educação ambiental:
I – O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo...”.
O principal objetivo desse projeto é que os alunos tomem conhecimento do dia Mundial do Meio Ambiente, a importância dessa data, mas principalmente a sensibilização em relação ao ambiente que os cerca, as relações com os animais e as conseqüências de atitudes negativas como por exemplo, maus tratos, cativeiros e comercialização ilegal de animais silvestres.
Como a empatia de crianças em relação a animais sempre é muito grande, tentando a maior sensibilização possível, foi escolhido o tema sobre “Maus Tratos com animais”.
O Projeto foi elaborado em três etapas e atingiu alunos do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental.
Etapas:
1ª – Os alunos dos 6º e dos 7º anos foram levados a sala de vídeo para assistirem o filme WALL-E, os alunos dos 8º e 9º anos participaram de aula explicativa sobre o que é e quando foi institucionalizado o dia mundial do meio ambiente, definições de “meio ambiente”, e por fim debateram sobre as alterações que eles percebem e o que pode ser feito em auxilio ao meio ambiente não só natural mas também urbano, assim como o que os cerca.
2ª – os alunos tiveram que elaboram cartazes sobre o meio ambiente e foram orientados a, se possível, confeccioná-los com materiais recicláveis. Depois todos os cartazes foram colocados no pátio da escola onde todos puderam vê-los.
3ª – na última etapa os alunos tiveram uma palestra com a Bióloga Maura Watanabe, presidente do Instituto de Manejo da Biodiversidade (IMBIO), sobre Maus tratos e tráfico de animais. A palestra teve também a apresentação de animais, uma serpente exótica não peçonhenta de propriedade particular de um criador e aranhas fixadas doadas pelo Instituto Butantan, com o objetivo de desmistificar, um pouco, os medos em relação a esses animais que sempre acabam levando-os a morte, nos encontros com os homens.
Ressaltamos que esse projeto não se esgota com essas atividades, tendo em vista seu carater de sensibilização, o tema será abordado em vários momentos distintos, inclusive em sala de aula, durante todo o ano letivo.
Um dos aspectos resultantes foi a premiação da aluna Gabriela Alves Vieira 9º ano A, no concurso de desenho realizado pela empresa FIBRA, como melhor desenho sobre o meio ambiente.