PALESTRA AMBIENTAL E EDUCATIVA - SLIDE 1, 2 e 3...

Répteis * Animais Peçonhentos


 

           As serpentes são animais que poucas pessoas conhecem e por esse motivo são desprezadas. A palestra teve por objetivo divulgar que todos os animais merecem respeito principalmente aqueles que as pessoas repudiam. São animais caçados, açoitados, humilhados, expostos a tortura e mortos, por quê? Por motivos culturais, religiosos, ganância, falta de conhecimento e medo de sua pele gelada e do veneno que a maioria não tem. Mal sabemos o mau que fazemos a esses animais por não deixá-los viver e em liberdade. Acusamos esses animais de serem mortais, sendo que o bote ou a mordida são para caça e defesa, esse comportamento é a natureza do animal e isso não podemos mudar, então, não temos piedade e não damos conta que mesmo os peçonhentos são bons para nós humanos, e por sermos tão diferentes perdemos a oportunidade de apenas olhar e poder ainda guardar na memória tão linda imagem de uma serpente livre ou nos braços de uma pessoa. Uma vez retirado da natureza dificilmente poderá voltar, cabendo aos humanos a obrigação de dar-lhe uma vida saudável, e a eles restam a lembrança dos lugares de onde vieram. Diante de tudo isso, perdemos muito por não os visitar no mundo em que nasceram... Só precisamos de uma coisa, aprender viver em harmonia, pense nisso!
Maura Watanabe - Presidente do IMBIO

* AS FOTOS SERÃO POSTADAS APÓS UM RELATÓRIO AVALIATIVO E EDUCATIVO APLICADO PELA COORDENADORA DO COLÉGIO MÁRCIA BUZZATO E AVALIADO PELOS PROFESSORES DE CADA SÉRIE.*
(Rosimara A. O. S. Ferreira - MARA)
"Olhe para a janela de sua vida e perceba o pássaro encantado na sua história. Escute o que ele canta, mas não caia na tentação de querê-lo o tempo todo só pra você. Ele só é encantado porque você não o possui." Padre Fábio de Melo

SAIBA MAIS...

ASSUNTO ABORDADO NA ENQUETE DO MÊS DE JUNHO DE 2010 ESCOLHIDO PELO PÚBLICO E SEGUIDORES DO BLOG DO IMBio

ANIMAIS PEÇONHENTOS
"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações." (Constituição Federal, Art. 225)

   Acredito que, no Brasil de hoje, somente poucos fazem o trabalho de educação ambiental com o assunto “Fauna Silvestre”, utilizando como representante dos animais, entre tantos, as serpentes.
   Esse trabalho vem causando grande impacto em nossa região, visto que esses animais são repudiados, devido ao preconceito e desconhecimento sobre sua biologia. É claro que, tem-se o cuidado de mostrar os dois lados sobre o comportamento das serpentes, tanto as que não são peçonhentas como as peçonhentas. E o mais importante é deixar bem explicado que lugar de animal silvestre é na natureza, e que não devemos interagir com os animais que estão na mata.
   Já os que estão nas cidades é nossa obrigação cuidar, em todos os sentidos, pois, animais que vivem em nossos lares podem transmitir doenças além de causar acidentes.

Assuntos abordados

- Introdução e classificação de serpentes;
- reprodução de serpentes;
- Ecologia de Serpentes;
- Epidemiologia dos acidentes ofídicos;
- Legislação - (criação e manejo);
- mitos.

   Todo o trabalho com serpentes envolve muita curiosidade, por isso o assunto Mitos é o mais instigante, e os seguintes temas abaixo foram discutidos:

As serpentes:
• Engole boi;
- Não, pode engolir um bezerro, mas boi não.

• Toma leite;
- Não, serpentes são répteis e quem toma leite são os mamíferos. Lembrando também que as serpentes não tem musculatura de sucção na face para tomar leite.

• Hipnotiza as mães para beber o leite;
- Não, primeiro porque as serpentes não têm boa visão e depois porque são répteis e não mamíferos. Vale lembrar que as pessoas ficam paradas como se estivessem hipnotizadas por medo, e não porque as serpentes têm esse poder.

• Corre atrás;
- Não, serpentes não correm, serpenteiam (por isso o nome serpentes). E elas não vão atrás de ninguém, se por ventura ela estiver se rastejando rapidamente para alguma direção é porque está fugindo de alguma coisa.

• É vingativa e fica esperando a pessoa voltar para picá-la;
- Não, normalmente como é o caso da cascavel, ela fica vários dias no mesmo lugar e na mesma posição. E esse comportamento não é porque o animal é vingativo e nem está esperando alguém. É um animal que tem esse comportamento de inatividade.

• Encantadores de serpentes.
- Não existem encantadores de serpentes, porque as serpentes são surdas, e não fica encantada com o som da flauta. O que acontece é que dentro da flauta tem um roedor e a serpente vai à direção do alimento e não do som.

   Finalizando a palestra os alunos têm a possibilidade de tocar serpentes e lagartos, que são pets. Assim eles diferenciam a textura da pele, temperatura, umidade. E ainda perceber que quando o animal é criado com carinho se torna dócil podendo assim todos viver em harmonia.
Bióloga
Maura Watanabe
Presidente do IMBIO

18 comentários:

  1. Boa Tarde!

    Parabéns pelo blog, gostei muito e vou divulgá-lo,
    A natureza precisa de ajuda.

    João Pedro

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, já estou divulgando. É bom ver que existem ações ativas como a de vocês.
    Parabéns mesmo

    Pedro Terra

    ResponderExcluir
  3. Pô! Que bacana Maura... parabéns pelo blog também. É mais uma ferramenta pra conscientização das pessoas à respeitar e preservar nossa biodiversidade e seus respectivos ecossistemas... adorei

    Danilo Badah
    01/07/2010

    ResponderExcluir
  4. Pow Maura super legal seu blog muito criativo muito bem explicado , coisa qe numca imaginava existir por exexmplo os incantadores de serpentes achei que era o som da flauta que incantava ,resumino ta muito legal parabens pelo seu trabalho concerteza e de gente assim que a natureza precisa... bjus saudades

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, gostei mto do blog.. Acho isso super legal.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!! Adorei!! Os assuntos são mto interessantes... Mtoo sucesso!!! e continuidade ao prjetoo!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!! Adorei!! Os assuntos são mto interessantes... Mtoo sucesso!!! e continuidade ao projetoo!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Pelo Blog.
    Essa palestra foi muito válida
    ela Expressa o quanto o ser o humano ainda é antiquado.
    Ao ponto de matar um ser que apenas por natureza se defende. Isso é Fato e não a como mudar Pois As Serpentes Não Possui Braços nem Pernas então a única forma dela se defender é com o bote.
    Porém O Animal Não vai ate o ser humano para pica-lo é o proprio ser humano que vai de encontro a ela e por motivos gananciosos tais como: Obter o couro para a fabricação de bolsas roupas e calçados.
    Continuem mostrando o lado do animal as pessoas
    porquê enquanto os dois lados não serem mostrados nada irar mudar.

    ResponderExcluir
  9. Trafego de animais silvestres deveria ter pena maior,até mesmo em regime fechado,só assim o traficante sentira na pele o que é ficar atraz das grades.

    ResponderExcluir
  10. OLÁ VISITANTES E SEGUIDORES DO BLOG DO IMBio!
    AGRADEÇO OS COMENTÁRIOS. "Ser ambientalista e ser feliz é uma responsabilidade muito grande. Poucos tem coragem. Somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de fazer. Não vamos tentar consertar a culpa do passado vamos aceitar nossa responsabilidade pelo futuro, pois a grande responsabilidade do ser humano consiste em saber discernir. O mundo, a terra, o planeta espera que cada um de nós assuma esta importante tarefa do justo equilíbrio. Eu assumi minha responsabilidade e vocês? ABRAÇO CARINHOSO A TODOS. (Mara-AAMDesign/RESPONSÁVEL PELO BLOG)
    e-mail: assessoriaeducacional.imbio@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Muito legal!
    show de bola o seu blog...
    vou mandar o link no promova pro meus amigo!
    bjos

    Cristiano Cardoso

    ResponderExcluir
  12. obrigada pelos comentários (thanks for the comments)

    ResponderExcluir
  13. É sempre bom falar sobre as serpentes, pois, estou sempre tirando dúvidas, e é muito importante que as pessoas saibam que:
    A grande maioria das espécies mais venenosas não é agressiva. Isto significa dizer, que somos nós que vamos ao encontro delas, e geralmente caminhando.
    Não devemos esperar que as cobras saiam do caminho, porque nelas foi inserido gene de confiança. Confiança de que os animais que se depararem com elas saltarão para trás no primeiro cheiro, visão ou audição. Como não andamos com o nariz no chão, devemos estar com os dois olhos nele, e andar de vagar, para termos tempo de lermos o chão, e com o máximo silêncio possível, para percebermos qualquer movimento nas nossas proximidades.
    Para o ser humano, ainda não se sabe exatamente se a aversão a cobras é instinto ou aprendizado. O que, no âmbito prático, não faz muita diferença. Fique, portanto, de olhos abertos, e logicamente, virados para o chão quando estiver caminhando. Parece uma recomendação tola, mas muitas pessoas, dão boas passadas olhando uma ave rara lá na copa das árvores, e pode ser que aí more o perigo, ou melhor, a serpente, e a bela e rara visão, poderá ser a última. Mais uma importante razão para você não jogar lixo ou restos de alimento pelo chão. Pense nisso!!!

    ResponderExcluir
  14. Maura:
    Talvez não saiba o quanto eu adimiro você e seu trabalho!
    Gostaria de elogiar seu blog neste pequeno espaço que me é cedido: PARABÉNS! ESTÁ MARAVILHOSO! rsrsrs! E muito informativo também! Irei divulgá-lo tanto quanto puder.
    Muito sucesso para você, para a sua carreira e também para a IMBio, que, certamente, acabará beneficiando todos nós!!
    Se precisar de algo, sabe que pode contar comigo.
    Beijos,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela iniciativa e por perseverar nos objetivos ambientais!

    Abraço,
    Michelle

    ResponderExcluir
  16. gente parabéns por isso, isso é muito bonito pois, existem mesmo muita gente que além de invadir território animal, ambiental acabam matando-os.
    eu sempre gostei muito de ofídios,minha paixão desde criança, mas não tive um contato com eles ainda mas, vou ter espero ser biólogo ainda, mas já tive com um Polychrus acutirostris e um Tupinambis merianae.
    mas, parabéns gostei muito desse blog!
    parabéns a natureza pede ajuda!

    ResponderExcluir
  17. aLOU doutora MAURA !!! aloha !!!! estou boquiaberto !!! belo trabalho !!! siga adiante e se verá num mar de oportunidades e belas histórias num futuro bem longiquo (quando estiver bem velhinha) e se lembrará de mim:
    um apoio Espiritual, de quem sabe um dia ...irá me encontrar... por enquanto: good vibrations !! de seu amigo HAMILTON MARCELO RUSH...

    ResponderExcluir
  18. Maura.

    Voc~e está de parabens pela iniciativa, assim que estiver uma palestra educativa pode me convidar para ser um dos ouvintes?
    Boa noite
    Abraço

    Lucas Areco

    ResponderExcluir